Fique noiva, Por onde começar?

Essa é uma pergunta que recebo diariamente, tanto por e-mail, como no Facebook.

Depois da alegria e euforia do pedido, vem aquela pensamento, e agora por onde começar?  então a noiva vai por Google atrás de informações, e o que encontram é uma infinidade de informações que em vez de ajudar , acaba as deixando ainda mais confusas.

Então para ajudar essas noivas, resolvi escrever esse artigo com os 5 primeiros passos que a noiva precisa tomar.

1º – Compre uma agenda:

Resultado de imagem para agenda

Nesse momento a primeira coisa que você precisa fazer é ter uma agenda ou um caderninho, algo que você possa anotar, por que planejar requer organização , e  a melhor forma de organizar as ideias é anotando, fazer um plano , tudo que for resolvendo do casamento , anote.

O planejamento é uma forma muito eficaz também no combate a ansiedade, pois ficamos ansiosos quando as coisas fogem do controle, anotando tudo você estará no controle.

2ª – Orçamento

Resultado de imagem para orçamento

Você já tem onde anotar, então hora de anotar o orçamento, ou seja o dinheiro que você terá disponível para investir em seu casamento, nesse momento é interessante sentar com seu noivo e os dois definir um valor, e ver quanto cada um pode tirar por mês do seu salario para investir em seu casamento, nesse momento vocês podem também  definir se mais alguém poderá ajudar, como por exemplo seu pais e quantia, deixa tudo isso anotado.

Exemplo: Eu tenho um valor x liquido, tenho um valor y de prestação ( que será o valor tirado do salario) e o valo z de doação.

Mesmo que esse valor sofra alguma alteração, no percurso, nesse momento você precisa ter uma base, pois isso irá de ajudar na hora de buscar fornecedores.

3º – Lista de convidados

Resultado de imagem para lista de convidados

Agora é hora de fazer a lista de convidados, é uma tarefa um pouco complicada, o ideal é começar fazendo a lista com a família, amigos, parente e colegas.

Nesse momento você não precisa fechar a lista, mais precisa ter uma noção de quantas pessoas quer convidar, mesmo que as pessoas da lista se alteram, você precisa ter um numero, digamos que a sua lista  dê 500 convidados , e você já viu seu orçamento que não tem muito dinheiro , então já vai ter a ideia que vai precisar diminui-la , pois o mais caro do casamento é o buffet , que é cobrado por pessoas, então vai precisar cortar algumas pessoas de acordo como o numero que caiba em seu orçamento, e ai você  cortas as pessoas abaixo da lista que seria os colegas e se ainda sim estiver fora do orçamento , então vai para parentes distantes.

Então você define o número de convidados ideal que seria por exemplo 250 convidados

Como disse as pessoas podem ser mudadas, nesse momento você precisa de um numero, pois sempre tem alguns que não vai poder ir,  estima que 10% a 20% faltam, então pode colocar um pouco mais na lista.

Eu tenho um vídeo, que fala de algumas estratégias para diminuir a lista, se desejar ver , segue o link:

 

4º – Definir o estilo de casamento

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Esse é o momento de definir o estilo de casamento , o estilo é definido de acordo com o gosto dos noivos, não se preocupe muito com  as tendências, é o seu casamento,  a realização dos sonhos de vocês, e o legal do casamento é ele ter a cara dos noivos, digamos que você seja um casal super moderno e descolado, e nada tradicional, então por que o casamento clássico está na moda , vocês optarem por ele, com certeza vocês ficaram frustrando, pois não vai ter nenhuma identificação com tema.

Existem vários estilos de casamento, os mais comum são :

o Clássico – que é aquele onde a noiva leva em conta todas as tradições do casamento, entra com o pai na igreja, chuva de arroz, vestido branco com véu e grinalda, bem casado e etc…

Ao ar livre – São aquele casamento mais com clima de festas de família, muita madeira, objetos que tem relação com casal, geralmente é feito em fazendas, sítios, praia.

Temático- São o casamento onde os noivos se identificam com um tema, e fazem seu casamento dentro dele, como casamento com tema Paris, tema boteco , anos 60 e por ai vai.

Uma boa dica para definir seu estilo, é entrar no site Pinterest ,e escrever cada estilo, e assim vai aparecer uma infinidade de imagens , e você vai ver se ela tem a alguma relação ou não com casal, você vai se perguntar, eu reproduziria isso em meu casamento, isso tem a ver com o que acreditamos, com nossa história , e assim você  vai encontrar o estilo que mais tem se identifica.

5º -Data e hora

Resultado de imagem para data e hora

Agora é o momento de decidir a data de casamento, levando em conta o estilo, se vai casar ao ar livre, precisa se atentar para o tempo, e também a hora, por exemplo se vai casar no verão ,  ao meio dia e bem provável que fique embaixo de sol bem forte, então precisa pensar se terá outas alternativas como uma cobertura ou mudança de horário.

Então esse é o monento de achar uma data e hora que case com o estilo escolhido.

 

6º- Local

 

Agora e hora de definir onde quer casar, igreja, salão, fazenda, definido de acordo com estilo e número de convidados, pois se você tem 200 convidados, mais o salão que deseja comporta apenas 100, então não é o local ideal.

Ao definir o local tanto da cerimônia ou da festa, procure buscar o maior número de informação possível, quantas pessoas comporta, o que vem incluso,  se for ao ar livre, em caso de chuva se tem um outro lugar coberto para ir, se tem ventilação, se tem  gerador em caso de falta de energia, se tem extintor  e etc…

Quanto mais informação você conseguir ter, mais fácil será na hora de decidir

 

Então noivinhas esses são os primeiros passos que você precisa tomar , assim que fica noiva.

Resumindo: Comprar uma agenda , para anotar tudo, definir o orçamento,  número de convidados, seu estilo, marcar data e hora e o local.

No próximo texto falaremos sobre os  4 principais fornecedores que você precisa fechar.

 

Beijinhos e até a próxima.

Fernanda Carvalho – Psicóloga e Coach, especialista em casamento

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s