Psicóloga de noivas:O que é? Para que serve?

matéria-blog

Bem noivinhas, resolvi escrever esse artigo, para contar, como surgiu a psicologia para noivas, uma proposta inovadora e pioneira,de estrema utilidade , vou te mostrar como ela funciona, e principalmente como se beneficiar com ela.

Vamos lá, eu era blogueira sobre casamento e sempre recebia mensagens de noivas , pedindo auxílio em uma determinada questão, e na maioria das vezes as noivas vinham angustiada, o que me chamou muita atenção, por se tratar da realização de um sonho para muitas delas, mas, então porque dessa angústia?

Para  poder entender melhor essa situação e conhecer suas reais necessidades, fiz várias pesquisas ouvindo-as, li todas bibliografias disponíveis e depois de longos estudos, fui aprovada com louvor, obtendo nota máxima e sendo elogiada por pensar em uma questão até então ignorada, ao apresentar sua monografia de tema ‘Planejando um casamento sem estresse’.

Nessas pesquisas descobri que já foi cientificamente  comprovado por psiquiatras da universidade de  Washington, que o casamento é  um dos fatores mais estressante na vida de uma pessoa.

O casamento é uma fase de transição; além dessa mudança de filha para esposa, a noiva se depara com construção da nova casa, na nova família que irá constituir e os inúmeros detalhes que envolvem a organização de um casamento.

Contudo sua vida não para porque ficou noiva, continua trabalhando, estudando, seguindo seu cotidiano. É comum algumas noivas não conseguirem dar conta de tantos afares durante este processo, e as atividades acabam se acumulando, tornando –se uma fonte de estresse, num momento que deveria ser prazeroso.

O estresse excessivo da noiva pode atrapalhar em muitas funções, como prejudicar o seu desempenho na preparação do casamento, gerar brigas com o noivo, com sua família, com seus amigos e pode causar sintomas físicos e doenças no seu corpo.

Descobrir que a noivas sofrem por muitas questões como:  Ansiedade, medos, dúvidas,   fazer o casamento ficar dentro do orçamento, manter o bom relacionamento com o noivo, saber gerenciar o tempo para conciliar sua rotina com a preparação do casamento, fazer escolhas assertivas, entre outros.

O mercado de casamento vive em constante novidades, e existem nesse nicho, muitos profissionais que prometem transformar esse evento em algo luxuoso, porém o sucesso não se restringe a ter um evento perfeito, mas na capacidade da noiva dominar suas habilidades emocionais e saber controlar o estresse e os momentos de tensão.

E assim  surgiu a psicóloga de noivas, para solucionar os principais problemas das noivas e transformar a fase de preparação de casamento no que ela deve ser, uma fonte de prazer e não de desgastes emocionais.

 

Você pode esta se perguntando:

O que a psicologia tem a ver com as noivas?

É de extrema valia a presença de um psicólogo nesse momento tão importante na vida de uma mulher, um campo ainda não visitado, visto que o mercado de casamento oferece inúmeros serviços voltados para elas, que muitas vezes dificultam a escolha, são tantas questões que elas não sabem por onde começar.

Porém nenhum profissional voltado para o equilíbrio mental dessas noivas, se faz presente num momento tão importante e ao mesmo tempo tão delicado

Essa psicologia preventiva que apresento a noivas, já sabemos que o estresse vai aparecer, e o que vamos fazer? Esperar ele vir deixando um desgaste emocional? Ou se preparar através de habilidades emocionais para lidar com ele e  se transformar em uma pessoa mais plena e mais segura de si mesmo.

Qual a diferença entre a psicóloga das noivas e um assessor ou cerimonial de casamento?

Os assessores e cerimonialista estão focado nos detalhes da sua festa, eles iram reger toda a festa, eles podem até lhe oferecer algum auxílio em algumas questões emocional, como dúvidas em relação a fornecedor, medo de que algo der errado, mas será algo apenas superficial, pois eles não estudaram para isso, não possuem essa habilidade, pois o leigo vai dar opiniões muitas vezes parciais e pessoais com base na sua própria experiência ou naquilo que acredita, um psicólogo  vai abir seu horizonte dentro da sua realidade pois ele possui um conhecimento  bem mais amplo do ser humano.

Um assessor/cerimonialista ou  não possui as “ferramentas” adequadas para lidar com todo o conteúdo que você irá “despejar” sobre ele. Há um limite para o “aconselhamento” dele, o limite é justamente não dispor de paciência, técnica e imparcialidade, pois muitas vezes os conselhos recebidos refletem a realidade dele (o que ele faria se estivesse em seu lugar), e não a sua realidade.

Para entender melhor vamos exemplificar, uma pessoa com depressão é aconselhada por  com dizeres como: “Mas olhe ao seu redor, você tem uma casa, uma família linda, um bom emprego, não tem motivos para ficar assim.”, ou “Tem tanta gente com problemas piores que o seu, sua vida é tão boa!” Isso ocorre porque as pessoas não tem bagagem técnica suficiente para interpretar seus problemas levando em conta a sua individualidade, seu contexto particular.

A psicóloga de noivas podem até dar uma dicas da sua festa mais o foco sempre será você, o cerimonial busca a harmonia da festa, a psicóloga de noivas busca sua harmonia.

Quais os benefícios que terei ao ter a psicóloga de noivas ao meu lado?

Inúmeros benefícios, entre eles a certeza de ter encontrado alguém que vai cuidar de você, do seu bem estar e não apenas da sua festa.

Entre eles:

  •  Eliminação/minimização do estresse,
  • Aprender estabelecendo prioridades e fazer escolhas assertivas,
  • Evitar os desgastes da sobrecarga,
  • Melhora o relacionamento com noivo e familiares,
  • Antecipação de problemas,
  • Gerenciamento de tempo,
  • Mais agilidade nas tomada de decisão,
  • Melhora na comunicação,
  • Promover seu auto conhecimento e não ficará perdida na escolha de inúmeros fornecedores,
  • Trabalhar seus medos, dúvidas anseios, te ensinara técnicas para combater o estresse e ansiedade do grande dia,
  • Te levará  ao  seu grande dia bem disposta e saudável, porque se você  estiver bem emocionalmente, tudo em sua volta também estará.
  • E muito mais…

E finalizo aqui esse artigo, espero que tenha entendido o que é a psicóloga de noivas e a importância de contratar esse serviço.

Se tiver alguma duvida é só nos enviar um e-mail (noivahterapia @gmail.com)  terei muito prazer em esclarecer.

Um abraço;

Fernanda Carvalho – Psicóloga de noivas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s