O que faz o amor durar?

h

Em uma pesquisa feita por Jonh Gottaman, um pesquisador americano que a quarenta anos faz pesquisas com casais, conhecido pelo seu trabalho sobre estabilidade no relacionamento. Em seu livro “what makes love last?” (O que faz o amor durar?) Ele explica as 5 dimensões avaliadas.

1) Carinho e Admiração:

Casais felizes contam suas histórias com respeito, amor e admiração; Já casais que recordam do seu parceiros de forma desfavorável encontrava no grupo de casais instável.

2) Eu x Nós:

Casais felizes contam histórias de momentos a dois, trabalham bem em conjunto, possuem o senso de que “estamos nesta Juntos”

Um indício para um relacionamento fadado ao fracasso, não é a dificuldade em resolver conflitos, mas por focarem mais no “eu” do que no “nós” e com isso ficam estacionados diante do conflito.

3) Conhecer seu parceiro:

Casais felizes fazem descrições detalhada um do outro, indicando que eles continuam entendendo e respeitando o que é importante para o outro, casais que perdem essa conexão tornam impessoais e individualizado, ao falar de sua história, não citando nada específico sobre um e outro.

4) Engrandecem suas lutas:

Casais felizes expressam o orgulho de ter sobrevivido a tempos difíceis. Eles engrandecem a luta enfatizando o quanto ela fortaleceu seu compromisso. Eles acreditam que trilharam seu caminho unidos, baseado em suas metas comuns, aspirações e valores. Eles compartilham de um senso de propósito. A maneira positiva que se recordam das dificuldades não depende da profundidade das dificuldades que enfrentaram, mas a maneira como foi encarada.

Casais que descrevem a história de seu relacionamento como caótica são normalmente infelizes no presente. Eles não contam histórias de superação juntos ou de aprendizado com suas experiências negativas. Não existe um senso em suas descrições de que seus problemas passados e conflitos fortaleceram a confiança mútua.

5) Desapontamento x Satisfação:

Casais felizes acreditam que seus relacionamentos estão de acordo com suas expectativas.

Casais que estão em risco de terminar, pelo menos um dos parceiros irá expressar uma desilusão pelo relacionamento, alegando que não saiu conforme o esperado; Frequentemente, quando examinam as escolhas que fizeram no passado, expressam ironia ao falar sobre relacionamentos ao longo prazo, uma vez que a história dos dois é negativa, pois enfatizam as dificuldades no lugar dos bons momentos, acentuando mais as falhas do que os acertos.

Não existe nenhuma receita pronta, que faça o amor durar, mas pequenas atitudes que podem fazer a diferença, se atentar para esses cinco pilares a probabilidade de um relacionamento mais duradora aumenta, não é mesmo?

Por Fernanda Carvalho -Psicóloga especialista em noivas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s